LEVAMOS O TEATRO À ESCOLA E AONDE VOCÊ QUISER

Medindo Palavras é uma companhia formada pelos atores Alexander Kleine e Hérlon Höltz, que escrevem textos infantis e os transformam em livros e espetáculos de teatro.



Com suas histórias, os atores pretendem sensibilizar as crianças em favor do meio ambiente, das boas maneiras, das atitudes cordiais, da solidariedade e do respeito às diferenças.



Explorando a fantasia infantil, a maioria dessas narrativas tem as crianças como personagens principais que descobrem soluções para variadas situações, envolvendo comportamento social e meio ambiente.



Muitos dos objetos de cena e itens que compõem os figurinos são confeccionados com material reciclável e os espetáculos acontecem de forma interativa com o público.



Estes são os espetáculos com os quais a Companhia está trabalhando:


"Toninho e o Lixão"


Conta a história de Toninho e Nara, que, por amor, decidem aceitar a proposta de um rei e recuperar um terreno abarrotado de lixo para poderem se casar.



"O Conflito de Pedrinho Ilha"


Pedrinho vive isolado em seu quarto com todos os brinquedos do mundo, mas nunca ganhou um abraço. Mas uma valiosa amizade muda completamente sua forma de ver o mundo!


"A Revolução das Canetas"


O Planeta Tinta Azul tem uma população intelectualmente avançada, pois seus habitantes, os Mãos de Canetas, vivem inseridos numa atmosfera plena de conhecimento . Porém, essa sociedade é infectada pela gripe da ignorância, acarretando graves consequências de estagnação.


EM BREVE!


"As Árvores são fáceis de achar"
"Trânsito dos Metais"


Outra proposta da Companhia é transformar o texto dos espetáculos em livros ilustrados por crianças.

Após o final da apresentação, elas recebem a versão do livrinho sem as ilustrações para que possam fazer o desenho da história e se tornarem co-autoras do seu volume.


Ficou interessado? Escreva para nós! companhiamedindopalavras@yahoo.com.br





OFICINAS PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O milagre da natureza


Filme: The beauty of pollination
Fonte: TED (Technology, Entertainment, Design)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cinco frases que os pais nunca devem falar para seus filhos

capa.jpg
Nesta segunda-feira, 16 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou o aniversário de um ano da Convenção dos Direitos da Criança. Na quarta-feira (18) foi a vez de o Brasil celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em comum, as iniciativas buscam medidas para evitar o envolvimento de menores em conflitos armados, a venda de crianças, os abusos e a exploração sexual.
Apesar de serem mais conhecidos e combatidos de uma forma geral, esses tipos de agressão contra crianças e adolescentes não são os únicos. De acordo com a escritora de livros infantis e editora executiva do site 5 Minutes for Faith, Genny Heikka, outras formas de violência acontecem diariamente em muitas casas, impactando para sempre as vidas de muitas crianças sem que os pais nem mesmo percebam o que estão fazendo.
Pensando nisso, ela fez uma lista com cinco frases que as crianças nunca deveriam escutar de seus pais:
1. “Tenha vergonha!”
2. “Estou desapontado com você.”
3. “Qual é o seu problema?”
4. “Como você pode fazer uma coisa dessas?”
5. “Seu irmão (irmã) não faz isso, por que você faz?”
Segundo Genny, a violência verbal pode ser tão devastadora quanto a física e as palavras ditas por pais e mães estressados podem impactar mais do que as frases de carinhos. “Todos nós temos esses momentos em perdemos nossa paciência e dizemos algo para nossos filhos que logo depois nos arrependemos”, lembra a autora, que é mãe de dois filhos. “Nenhuma mãe é perfeita, mas as palavras erradas podem deixar cicatrizes profundas em nossos filhos”, alerta.
Genny também dá algumas dicas de como agir na hora da raiva ou frustração:
  • Não envergonhe seus filhos. Ao fazer isso você diz que há algo de errado com eles, e não com a atitude deles;
     
  • Em vez de gritar, tende abaixar o tom de sua voz. Geralmente isso faz mais efeito. Mantenha o contato visual enquanto fala de maneira clara e pausada. Isso não apenas lhe dá a certeza de que eles estão ouvindo, como também dá um exemplo de auto-controle;
     
  • Tenha a certeza de que seus filhos saibam quais são suas expectativas. Converse com eles sobre como eles devem ouvir o que você fala desde a primeira vez (se eles souberem que terão muitas chances de errar antes de receberem algum tipo de punição, eles irão usar todas elas);
     
  • Não peça a seus filhos para que façam algo (nem grite com eles se não fizerem). Diga: “Eu preciso que você limpe seu prato”, em vez de: “Você poderia limpar seu prato?”. Você se surpreenderá com a reação deles.
Fonte:
Portal EcoD

quarta-feira, 11 de abril de 2012

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


Esse vídeo mostra o motivo da pouca durabilidade de tudo o que compramos.
É uma grande tramóia para gerar mais lucro.
  • Consequências: 
  1.  gastamos muito mais com coisas que não duram;
  2. a cada ano mais lixo se acumula.