LEVAMOS O TEATRO À ESCOLA E AONDE VOCÊ QUISER

Medindo Palavras é uma companhia formada pelos atores Alexander Kleine e Hérlon Höltz, que escrevem textos infantis e os transformam em livros e espetáculos de teatro.



Com suas histórias, os atores pretendem sensibilizar as crianças em favor do meio ambiente, das boas maneiras, das atitudes cordiais, da solidariedade e do respeito às diferenças.



Explorando a fantasia infantil, a maioria dessas narrativas tem as crianças como personagens principais que descobrem soluções para variadas situações, envolvendo comportamento social e meio ambiente.



Muitos dos objetos de cena e itens que compõem os figurinos são confeccionados com material reciclável e os espetáculos acontecem de forma interativa com o público.



Estes são os espetáculos com os quais a Companhia está trabalhando:


"Toninho e o Lixão"


Conta a história de Toninho e Nara, que, por amor, decidem aceitar a proposta de um rei e recuperar um terreno abarrotado de lixo para poderem se casar.



"O Conflito de Pedrinho Ilha"


Pedrinho vive isolado em seu quarto com todos os brinquedos do mundo, mas nunca ganhou um abraço. Mas uma valiosa amizade muda completamente sua forma de ver o mundo!


"A Revolução das Canetas"


O Planeta Tinta Azul tem uma população intelectualmente avançada, pois seus habitantes, os Mãos de Canetas, vivem inseridos numa atmosfera plena de conhecimento . Porém, essa sociedade é infectada pela gripe da ignorância, acarretando graves consequências de estagnação.


EM BREVE!


"As Árvores são fáceis de achar"
"Trânsito dos Metais"


Outra proposta da Companhia é transformar o texto dos espetáculos em livros ilustrados por crianças.

Após o final da apresentação, elas recebem a versão do livrinho sem as ilustrações para que possam fazer o desenho da história e se tornarem co-autoras do seu volume.


Ficou interessado? Escreva para nós! companhiamedindopalavras@yahoo.com.br





OFICINAS PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

terça-feira, 23 de março de 2010

Deu no jornal!!!

Encontramos duas notícias que nos motivam a continuar na luta em favor da vida!!
A empresa porto-alegrense "Ecotelhado", especializada em infraestrutura verde, criou o ecopavimento. É uma grelha plástica tridimensional, feita a partir de materiais reciclados, que redistribui os esforços do trânsito. Isto permite a passagem de água e ar, contribuindo para o aumento de áreas de biodiversidade. O produto difere dos pavimentos convencionais por apresentar melhor desempenho no ponto de vista ambiental, estético e econômico. Ele atua inclusive na prevenção das enchentes, ao deixar a água das chuvas infiltrar em sua estrutura, diferente do que ocorre nos asfaltos. Também ajuda a reduzir as ilhas de calor, na recarga dos aquíferos subterrâneos, a remediar a poluição pluvial e manter as vazões dos cursos d''água nas épocas de seca. Informações: www.ecotelhado.com.br
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
O inteligente senhor da outra foto se chama Vilson Dias. Ele dá um novo fim a pneus jogados no lixo. Produz chinelos, artigos de decoração como mesas, cadeiras e poltronas. A vida e o modo de sustento do ex-agricultor de Riqueza, no Oeste catarinense, mudou há 16 anos, quando, a partir de um pneu encontrado no rio, ele resolveu fazer um par de chinelos. "O pneu era bonito e pensei que dava uma boa sola de chinelo. Demorei uma semana para fazer um par", conta Dias. A partir daquele par, confeccionou chinelos para a família e, por encomenda, para os vizinhos. Hoje, ele vive da arte de transformar pneus. Além do belo trabalho de reciclagem, seu Vilson ajuda a combater a dengue!
Mais informações sobre a arte de transformar pneus: (49) 3329 5867
Leia as notícias completas:
Artesão ajuda a combater dengue com criatividade
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=164&Caderno=9&Noticia=111119
Empresa lança inovação ambiental
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=164&Caderno=0&Noticia=110995
OS ANDARILHOS SAÚDAM OS AMANTES DA VIDA!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os Andarilhos estiveram na Escola Conhecer

Além de serem muito bem recebidos pela coodenação, professores, alunos e funcionários, os andarilhos Guapuruvu Amarelo e Jequitibá Vermelho ficaram impressionados com a quantidade de natureza contida no pátio da Escola Conhecer! Eles tiveram o privilégio de apresentar o espetáculo "Toninho e o Lixão" nesta escola que tem como princípios a afetividade, solidariedade, responsabilidade e respeito. A troca de experiências entre os andarilhos e essa turma muito legal ocorreu no dia 19 de março!
E para finalizar essa ótima tarde com chave de ouro, Alex e Hérlon puderam jogar bola com a criançada!
  • Somos muito gratos pelo carinho da coordenação do turno da manhã que nos recebeu!
  • Queremos agradecer em especial à coordenadora pedagógica Maria Cristina Leiria que abraçou a nossa ideia juntamente com a direção e ao professor de música Gera que auxiliou a Companhia com a aparelhagem de som e com as fotos acima!
A ESCOLA CONHECER FICA NA RUA CORREA LIMA, 1554. BAIRRO SANTA TEREZA - PORTO ALEGRE
UM BEIJO NO CORAÇÃO DESSA CRIANÇADA DE VALOR E COM MUITA BOLA NO PÉ!!!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

As pessoas só aprendem quando choca!

O individualismo, a necessidade de conquista e ascensão financeira pessoal no mundo capitalista deixam as pessoas cegas até mesmo em relação a sua própria segurança.
  • Em breve o espetáculo "Trânsito dos Metais".

quarta-feira, 10 de março de 2010

Missão: Plantar Árvores

No ensolarado dia 27 de fevereiro, os andarilhos e sua fiel escudeira Gabi (filha do Alex) rumaram ao Parque Farroupilha (carinhosamente apelidado de Redenção) para uma missão muito importante: PLANTAR ÁRVORES!! Jequitibá Vermelho, de pá em punho, caminhava de mão dada com a Gabi, que atentamente acompanhava tudo. Guapuruvu Amarelo vinha logo atrás carregando duas mudas (uma de Paineira e outra de Leiteira) e registrando aquele momento importante com sua possante máquina fotofilmadora. Depois de encontrarem o lugar perfeito, a "Paris" (nome dado por Gabriela à Paineira) ganhou seu lugar em frente ao nosso querido e sofrido Auditório Araújo Viana. A Gabi auxiliou o Jequitibá a cavar, a repor a terra e a regar. Logo após, posou orgulhosa ao lado de sua primeira árvore plantada!! Em seguida, foi a vez do Guapuruvu carregar a pá, da Gabi carregar a "Maria Leiteira" (também denominada por ela) e do Jequitibá registrar a segunda parte da missão. Alguns metros à frente, a Leiteira encontrou seu novo lar perto de uma bela Figueira. Guapuruvu precisou do auxílio e da experiência de Jequitibá para plantar a segunda muda... Tudo termina muito bem e com direito a escalada na grande Figueira! Infelizmente, após quatro dias, encontramos a "Paris" totalmente desfolhada...
  • A edição do registro filmográfico dessa missão estará disponível neste blog em breve.
Aguardem!