- Fonte:SILVA, Acácio. 20 mil peças de roupas doadas vão parar no lixo. in Jornal Correio do Povo, Cidades, Capa, 12 de maio de 2010.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Descaso com quem doa e com quem precisa!
Somos sempre convidados a participar da Campanha do Agasalho. As pessoas são solidárias e o poder público faz com que...
20 mil peças de roupas doadas vão parar no lixo
A Campanha do Agasalho 2010, lançada nesta semana pela Prefeitura de Passo Fundo, teve início com uma situação polêmica. Peças arrecadadas em 2008 e 2009 pela mesma iniciativa foram parar no lixão do município. Ao todo, 20 mil roupas doadas pela comunidade à população carente não chegaram ao destino. Os donativos, que estavam em um depósito da Secretaria de Assistência Social, por não serem repassados, ficaram deteriorados pela ação do tempo.
O titular da secretaria, Adriano José da Silva, que não estava à frente da Pasta nos períodos de arrecadação, explica que as roupas foram depositadas em uma sala onde a água da chuva entrava e, devido à falta de ventilação, os tecidos mofaram. O secretário alega que soube da existência dessas doações recentemente e determinou uma seleção daquelas em condições de uso. Adriano José da Silva calcula que 30 mil peças estavam guardadas e 10 mil delas puderam ser aproveitadas para a doação. Outras 20 mil foram descartadas na usina de lixo da prefeitura.
Paulo Loss, o ex-titular da Secretaria de Assistência Social, diz que tinha desconhecimento sobre esse número de sobras de arrecadações. Ele explica que, em sua gestão, havia um estoque mínimo, mantido para o caso de intempéries. Loss acrescenta que, paralelamente, foi criado um sistema de distribuição exatamente para evitar que roupas e calçados fossem fora.
Em relação à Campanha 2010, o atual secretário tranquiliza a população e garante que o fato não vai se repetir. Segundo ele, a secretaria adotou providências para que as roupas sejam guardadas adequadamente. A meta deste ano é arrecadar 120 mil peças de vestimentas, além de alimentos. Há 150 pontos para recolhimento na cidade. As doações seguem até 12 de junho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário