LEVAMOS O TEATRO À ESCOLA E AONDE VOCÊ QUISER

Medindo Palavras é uma companhia formada pelos atores Alexander Kleine e Hérlon Höltz, que escrevem textos infantis e os transformam em livros e espetáculos de teatro.



Com suas histórias, os atores pretendem sensibilizar as crianças em favor do meio ambiente, das boas maneiras, das atitudes cordiais, da solidariedade e do respeito às diferenças.



Explorando a fantasia infantil, a maioria dessas narrativas tem as crianças como personagens principais que descobrem soluções para variadas situações, envolvendo comportamento social e meio ambiente.



Muitos dos objetos de cena e itens que compõem os figurinos são confeccionados com material reciclável e os espetáculos acontecem de forma interativa com o público.



Estes são os espetáculos com os quais a Companhia está trabalhando:


"Toninho e o Lixão"


Conta a história de Toninho e Nara, que, por amor, decidem aceitar a proposta de um rei e recuperar um terreno abarrotado de lixo para poderem se casar.



"O Conflito de Pedrinho Ilha"


Pedrinho vive isolado em seu quarto com todos os brinquedos do mundo, mas nunca ganhou um abraço. Mas uma valiosa amizade muda completamente sua forma de ver o mundo!


"A Revolução das Canetas"


O Planeta Tinta Azul tem uma população intelectualmente avançada, pois seus habitantes, os Mãos de Canetas, vivem inseridos numa atmosfera plena de conhecimento . Porém, essa sociedade é infectada pela gripe da ignorância, acarretando graves consequências de estagnação.


EM BREVE!


"As Árvores são fáceis de achar"
"Trânsito dos Metais"


Outra proposta da Companhia é transformar o texto dos espetáculos em livros ilustrados por crianças.

Após o final da apresentação, elas recebem a versão do livrinho sem as ilustrações para que possam fazer o desenho da história e se tornarem co-autoras do seu volume.


Ficou interessado? Escreva para nós! companhiamedindopalavras@yahoo.com.br





OFICINAS PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A PRATA DA CASA

O projeto inicial para os três primeiros livros da "Companhia Medindo Palavras" teve uma sacada muito bacana: ilustrações feitas por crianças. O resultado foi surpreendente!
O primeiro livro, "Toninho e o Lixão", foi ilustrado pela filha do Alexander, a Gabriela , de apenas cinco anos. O Alexander contou a história para a Gabi que imediatamente mergulhou no universo de duas crianças que, por amor, decidem recuperar um terreno abarrotado de lixo. Reciclagem é o que não falta nessa aventura que foi escrita em 2007 e que, por incrível que pareça, é baseada numa história real. Como a Gabriela trabalhou muito bem, o Hérlon decidiu pedir uma força para os seus dois sobrinhos “desenhistas”: João Henrique, de oito anos, e sua irmã, Mariele, de onze anos. O resultado também foi muito legal! O Joãozinho ilustrou a “Revolução das Canetas” que conta a história do planeta "Tinta Azul". Esse lugar tem um grande problema chamado Gripe da Ignorância. É quando as crianças "Mãos de Canetas" resolvem se unir para derrotar essa epidemia através de um grande seminário cultural. Por fim, a Mari dedicou-se para ilustrar em “As Árvores são fáceis de achar”, a peripécia de dois amigos, Cauái e Murcilha, que se juntam com Mamãe Flora para defender a fauna e a flora das dramáticas conseqüências da "guerra dos carros". Também de cunho ecológico, o livro tem muita informação e valores importantes como coragem, educação e amizade. Das três obras, a primeira, “Toninho e o Lixão”, já está sendo contada para as crianças pela voz dos narradores andarilhos: o sábio Guapuruvu Amarelo e o seu leal amigo Jequitibá Vermelho. Vale a pena conferir!
  • Próximos livros e contações teatrais: "O Conflito de Pedrinho Ilha", "Trânsito dos Metais", "O Rei das Rosas" e "Cabeça de Gude".

Nenhum comentário:

Postar um comentário